Vão ser requalificadas zonas em Oeiras só para hortas comunitárias

Publicado Por: Manuel Serol - 22• Nov•2012

Departamento de Ambiente e Equipamento, a Divisão de Espaços Verdes e a Junta de Freguesia de Carnaxide são os nomes das entidades que estão a trabalhar em conjunto para que zonas em Oeiras sejam requalificadas só para hortas comunitárias. Embora já haja diversas hortas comunitárias no conselho os pedidos para mais hortas têm sido bastantes e a câmara decidiu responder criando espaços para esse efeito.

Hortas comunitárias em oeiras, carnaxide

Siga o Jornal Positivo no facebook e receba diariamente todas as notícias positivas de Portugal e do Mundo.

As hortas comunitárias pegaram moda nos últimos tempos, embora não sejam propriamente uma novidade pois elas sempre existiram mesmo que muitas delas ilegais em terrenos sem autorização para o efeito mas que sempre foram aproveitados para plantar alguns vegetais e arvores de frutos que ajudam nas despesas mensais dos lares de quem mais precisa mas atualmente quem mais procura ese tipo de espaço não são pessoas propriamente necessitadas financeiramente mas sim trabalhadores ativos que vêm nas hortas comunitárias um escape ao quotidiano tendo contacto direto com a natureza e descomprimindo do stress do dia a dia.

A Câmara Municipal de Oeiras está a definir um plano para requalificar parte dos cinco vales que estruturam o território longitudinalmente, criando assim no seu conjunto um sistema de passadeiras verdes que servirão para que dezenas de habitantes das várias freguesias possam também ter o seu pedaço de terra tal como alguns já o têm. Ainda não estão previstas datas para seleção dos candidatos no entanto está confirmado que na Outurela os trabalhos de requalificação junto a uma ribeira já começaram.

Gostarias de ter uma horta comunitária?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *