Arrendamento com opção de compra é a melhor escolha

Publicado Por: Manuel Serol - 19• Nov•2012

Arrendamento com opção de compra é a melhor escolha para quem precisa de uma casa e não consegue ter crédito aprovado na fase em que estamos. Para os proprietários é igualmente a melhor escolha pois desta forma conseguem rentabilizar os seus imóveis que não estão a conseguir ser vendidos.

 chave na mão

A solução é relativamente recente e começou a ser adotada a nível nacional normalmente com contratos de 2 anos que proporciona ao inquilino a hipótese de adquirir o imóvel que arrendou caso pretenda ficar no mesmo. A ideia é aguardar por melhores dias uma vez que os mercados financeiros estão demasiado relutantes em conceder crédito. Os proprietários desta forma conseguem rentabilizar o que de outra forma poderia estar parado e a causar prejuízo ficando ambas as partes a ganhar.

Este tipo de contrato é mais favorável para os inquilinos que para os proprietários uma vez que não há qualquer vínculo de obrigatoriedade de compra caso não se sintam satisfeitos com o imóvel ou porque não conseguiu aprovação de empréstimo ao passo que em relação ao proprietário este terá obrigatoriamente que avançar com a venda assim que os dois anos terminarem.

Normalmente este tipo de negócio feito por particulares não tem um modelo predefinido pois todas as condições podem ser negociadas entre as duas partes e o contrato redigido conforme o mutuo interesse. Regra geral o período de arrendamento não ultrapassa os dois anos, período mais ou menos estipulado como sendo viável para tentar novamente o crédito para quem de momento não o consiga.

O que acha desta solução para inquilinos e proprietários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *