Oscar Pistorius, o primeiro atleta amputado a participar nos Jogos Olímpicos

Publicado Por: Manuel Serol - 12• Jul•2012

Oscar Pistorius, atleta sul-africano de 25 anos, vai tornar-se este ano nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, no primeiro atleta a competir de maneira simultânea e em igualdade com atletas não deficientes. A chamada de Pistorius, que compete com duas próteses de fibra de carbono, à equipa da África do Sul para a disputa dos 4x400m, aconteceu dias depois de o atleta, que soma vários títulos paralímpicos, ter falhado a qualificação olímpica para os 400 metros.

Pistorius já havia participado em 2011 no Campeonato Mundial, em Daegu, na Coreia do Sul, sendo eliminado na semifinal.

O sul-africano realizará assim o sonho de participar nos Jogos Olímpicos, quatro anos depois de o Comité Olímpico Internacional rejeitar a sua participação nos Jogos Pequim-2008, alegadamente pelo facto de as suas próteses lhe conferirem vantagem sobre os outros atletas. Depois de ter recorrido para o Tribunal Arbitral do Desporto, Pistorius acabou por ser autorizado a participar, mas não conseguiu obter mínimos.

Símbolo de superação e tricampeão paralímpico, Pistorius deverá também este ano competir nos Jogos Paralímpicos Londres-2012, nas provas de 100, 200 e 400 metros, bem como na estafeta 4×100 metros.

Fonte tabonito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *