Dias Comemorativos

Dias Mundiais e Comemorativos

1 de Janeiro – Dia de Ano Novo e Dia Mundial da Paz. O Dia de Ano Novo é a celebração do fim de um ano e a chegada do próximo. O Dia Mundial da Paz é o dia que visa promover a paz em todo o mundo e a sensibilizar o homem para o equilíbrio da vida e a construção de um futuro próspero sem violência.

4 de Janeiro – Dia Mundial do Braille. Este dia pretende, acima de tudo chamar a atenção para os problemas dos cidadãos invisuais e da responsabilidade de todos nós nesta problemática.

6 de Janeiro – Dia dos Reis Magos. Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.

23 de Janeiro – Dia Mundial da Liberdade. É um direito comum a todo o ser humano para realizar escolhas livremente, para determinar o seu futuro e as suas opções de vida.

27 de Janeiro – Dia do Holocausto. Dia que recorda as vítimas do Holocausto.

Dia Mundial dos Leprosos – Último Domingo do mês de Janeiro. São pessoas que vivem em extrema pobreza, devorados pela fome e em condições insalubres, atingidos por uma doença que, ironicamente, só ataca os seres humanos.

2 de Fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas. As Zonas Húmidas são ecossistemas frágeis que constituem zonas de recarga de aquíferos e de purificação de águas doces, constituindo o local indicado para a desova de muitas espécies aquáticas.

11 de Fevereiro – Dia Mundial do Doente. Celebração que visa sensibilizar o mundo para as enfermidades.

14 de Fevereiro – Dia dos Namorados. O dia dos namorados é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, onde é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.

21 de Fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna. A Língua Materna é a primeira língua que aprendemos, desde o nascimento e é, por isso, a língua que geralmente dominamos melhor. Ao aprendermos outras línguas estamos a aprender a interpretar o mundo de forma diferente, porque cada país tem a sua língua e cultura.

22 de Fevereiro – Dia Europeu da Vítima. Este dia serve para recordar todos os que são vitimas de qualquer tipo de crime. Celebrar este dia é também lembrar que existem meios de apoio.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

11 de Março – Dia Europeu Pelas Vitimas do Terrorismo. Este dia é celebrado em homenagem a todas as vitimas do terrorismo e é um dia, para reflectir e analisar soluções que combatam esta forma de agressão, que corrompe a liberdade de cada um.

15 de Março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Dia que celebra os quatro direitos fundamentais do homem enquanto consumidor. Direito à segurança, informação, opção e ser ouvido.

19 de Março – Dia do Pai. Dia que celebra a existência dos pais e o seu amor incondicional pelos seus filho

21 de Março – Dia Mundial da Floresta (dia da árvore). As Florestas constituem um valioso recurso natural renovável. As suas funções ambientais contribuem de forma determinante para os equilíbrios do planeta. A celebração deste dia é o reconhecimento da importância que as florestas têm no planeta, importãncia essa que já era reconhecida e celebrada culturas ancestrais.

21 de Março – Dia Mundial do Sono. Este dia visa alertar as pessoas para a importãncia do sono como um meio reparador físico e psicológico do organismo.

21 de Março – Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. É um dia que visa recordar o Massacre de Sharpeville, que matou 69 negros num protesto contra a lei do passe e oferece uma oportunidade para reflectir sobre a importância do combate ao racismo, à xenofobia e a todas as formas de intolerância.

21 de Março – Dia Mundial da Poesia. Dia que celebra a forma de expressão como diversidade linguística.

22 de Março – Dia Mundial da Água. Dia dedicado à sensibilização para os recursos hídricos e à sua conservação e desenvolvimento.

23 de Março – Dia Mundial da Meteorologia. Dia dedicado ao estudo dos fenómenos do ar (tempo). A Meteorologia estuda todos os fenómenos da atmosfera da terra e tem como objectivo principal, a previsão do estado do tempo.

24 de Março – Dia do Estudante. O dia do estudante celebra a luta dos direitos dos estudantes. Uma manifestação livre das reivindicações dos estudantes, quer se concorde ou não com todas elas, num ambiente democrático de respeito pelos seus direitos, liberdades e garantias.

24 de Março – Dia Mundial da Tuberculose. O dia Mundial da Tuberculose celebra o dia 24 de Março de 1882 como a data em que foi descoberto o micro-organismo responsável pela tuberculose. Desde essa data que se têm reunido esforços para combater esta doença que continua a ser até hoje um grave problema de saúde.

26 de Março – Dia do Livro Português. Dia que celebra a impressão do primeiro livro português em Portugal.

27 de Março – Dia Mundial do Teatro. O dia Mundial do Teatro celebra a origem do Teatro e a sua importância para retratar a sociedade através da tragédia e da comédia expressando verbalmente sentimentos e pensamentos.

27 de Março – Dia Nacional do Dador de Sangue. O Dia Nacional do Dador de Sangue‚ valoriza o doador e a sua acção de doar sangue como uma dádiva imprescindível para a sobrevivência humana.

28 de Março – Dia Mundial da Juventude. Este dia celebra o reconhecimento dos jovens na sua contribuição‚ para a sociedade e que a sua participação activa na troca de experiências entre gerações é essencial para a evolução de todas as comunidades.

28 de Março – Dia Nacional dos Centros Históricos. Este dia comemora os centros históricos lembrando as pessoas do valor que o património edificado tem na história das comunidades, expondo as vivências, as politicas e as economias praticadas ao longo dos tempos.

1 de Abril – Dia dos Enganos. Dia em que se pregam partidas. Propício às fantasias mais ardilosas tecidas pelas mentes mais engenhosas.

2 de Abril – Dia Internacional do Livro infantil. O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se hoje em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, que nasceu nesta data (2 de Abril). O Patinho Feio, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são algumas das obras que notabilizaram o escritor dinamarquês.

7 de Abril – Dia Mundial da Saúde. Dia Mundial da Saúde tem por objectivo alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública.

8 de Abril – Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Esta data pretende sensibilizar a população mundial para a importãncia do rastreio e prevenção desta doença.

8 de Abril – Dia Mundial da Astronomia. Este dia visa comemorar a ciência que procura repostas aos fenómenos físicos que ocorrem dentro e fora do planeta Terra.

12 de Abril – Dia do Cosmonauta. O Dia do Cosmonauta é um dia celebrado principalmente na Rússia e visa celebrar o primeiro homem na orbita da Terra.

13 de Abril – Dia Mundial da Imprensa. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa constitui a ocasião para relembrar ao mundo o quanto é importante proteger o direito fundamental da pessoa humana que é a liberdade de expressão.

13 de Abril – Dia Mundial do Beijo. O Dia Mundial do Beijo vem relembrar costumes da antiguidade e a importância do beijo, actualmente, num gesto de afeição como reconhecimento de uma amizade ou até de um sentimento.

14 de Abril – Dia Internacional do Café. Dia que celebra o consumo do café, a sua história e os seus benefícios para a saúde.

17 de Abril – Dia Internacional da Luta Camponesa. Este dia defende os camponeses e a reivindicação dos seus direitos como agricultores. A via campesina, que é uma organização internacional visa defender os direitos dos camponeses e reivindicar junto dos governos o direito ao controle da terra.

18 de Abril – Dia Mundial do Radio Amador. Neste dia, são evocados os feitos de todos os curiosos, entusiastas, cientistas e interessados na técnica da telecomunicação, que contribuiram para o desenvolvimento das telecomunicações como hoje as conhecemos e utilizamos.

22 de Abril – Dia Mundial da Terra. Este dia foi criado para relembrar a população mundial da sua responsabilidade na protecção do planeta. É um chamado de atenção para os recursos naturais que o planeta oferece e a forma como são utilizados.

23 de Abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. É uma janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento.

23 de Abril – Dia Mundial do Escuteiro. Este dia celebra o Escutismo. A missão do escutismo é contribuir para a educação do jovem, através de valores baseados na Promessa e na Lei Escuteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

23 de Abril – Dia Nacional da Educação de Surdos. Dia que visa celebrar a Educação dos Surdos e a sua inserção na sociedade como individuo singular.

25 de Abril – Dia da Liberdade. Celebração da Revolução dos Cravos que marcou o fim em 1974 do Estado Novo.

26 de Abril – Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Visa proteger os direitos de autor no âmbito digital.

28 de Abril – Dia Mundial da Prevenção e Segurança no Trabalho. Este dia é comemorado em todo o mundo como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

29 de Abril – Dia Mundial da Dança. Este dia celebra a dança como parte integral da cultura humana, reconhece-a como um acto simples de expressão.

1º Domingo de Maio – Dia da Mãe. O objectivo deste dia é termos um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de presentes ou palavras de afecto, devemos proporcionar-lhes felicidade todos os dias.

1 de Maio – Dia do Trabalhador – Celebração do dia do trabalhador na manifestação da redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

3 de Maio – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Neste dia celebra-se a instauração da liberdade de imprensa em todo o mundo

3 de Maio – Dia Internacional do Sol. O dia Internacional do Sol é celebrado a 3 de Maio em comemoração ao Sol como fonte de vida. O Sol é a estrela que mais importância tem para os seres vivos, pois ele é praticamente, a única fonte de energia para a Terra.

4 de Maio – Dia Internacional do Bombeiro. O Dia Internacional do Bombeiro é celebrado a 4 de Maio em homenagem a todos os homens e mulheres que arriscam a vida para salvar a dos outros.

5 de Maio – Dia Mundial do Trânsito. É um dia para lembrar os mortos e incapacitados no trânsito rodoviário e as suas famílias. Um dia para manifestarmos a nossa solidariedade por meio de uma boa conduta no trânsito e apoio das medidas que melhoram a segurança.

6 de Maio – Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações é festejada mundialmente pelos cristãos e trata de homens e mulheres que aceitam colocar a sua existência totalmente ao serviço do reino de Deus.

8 de Maio – Dia Nacional da Segurança Social. Orientada para proteger os cidadãos na doença, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade de trabalho, a segurança social é celebrada como uma instituição de protecção.

9 de Maio – Dia da Europa. Dia dedicado à unificação de vários países com um objectivo comum. O de promover a paz, a solidariedade, o desenvolvimento económico e social e o equilíbrio ambiental e regional.

10 de Maio – Dia Mundial do Doente de Lúpus. O Lúpus é uma doença complexa que afecta vários órgãos ao mesmo tempo. Os principais sintomas são o cansaço extremo, dores articulares, lesões cutãneas e orais ou perda de cabelo. Este dia serve como lembrança e também como alerta para esta doença que passa desapercebida por todos mas que está muito presente no mundo e no dia a dia.

12 de Maio – Dia Mundial do Enfermeiro. Dia que celebra a enfermagem como profissão e o seu contributo essencial para a promoção e melhoria da saúde dos enfermos.

13 de Maio – Dia Europeu do Melanoma. Dia que visa alertar/sensibilizar as populações para a prevenção do melanoma (forma de cancro da pele).

15 de Maio – Dia Internacional da Família. Dia que celebra a família chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família.

15 de Maio – Dia Internacional da Latinidade. O dia 15 de Maio foi escolhido para o Dia Internacional da Latinidade no intuito de preservar as diferentes identidades nacionais e as suas comunidades linguísticas e culturais.

17 de Maio – Dia Mundial das Telecomunicações. A celebração deste dia serve de pretexto para recordar a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação a nível mundial.

18 de Maio – Dia Internacional dos Museus. Os museus são uma fonte de conhecimento e o seu papel na sociedade é essencial para promover o diálogo nas questões sociais e culturais.

20 de Maio – Dia da Marinha. Este dia celebra o descobrimento do caminho marítimo para a Índia e é uma homenagem a todos os membros da marinha.

21 de Maio – Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural. Este dia visa celebrar a diversidade cultural como herança comum da humanidade e como alerta para a preservação e divulgação deste património.

22 de Maio – Dia do Autor Português. Dia dedicado a todo o tipo de autores. É o reconhecimento da sua contribuição para o sonho, a beleza, a felicidade, o enriquecimento dos nossos conhecimentos.

22 de Maio – Dia Mundial para a Diversidade Biológica. Esta data instituida pelas Nações Unidas pretende estimular a reflexão sobre a responsabilidade de todos na salvaguarda da biodiversidade e na sua transmissão a gerações futuras.

24 de Maio – Dia Europeu dos Parques Naturais. Dia que visa alertar para a importância dos Parques Naturais e a sua preservação.

25 de Maio – Dia da África. Celebrar África é celebrar a libertação de um continente. É evocar um continente que se procura reinventar e redescobrir após um nascimento político difícil. É saudar os povos africanos que nunca se renderam à adversidade e souberam sempre defender os seus direitos, a sua cultura e a sua maneira de ser.

27 de Maio – Dia Europeu do Vizinho. O dia Europeu do Vizinho, visa aumentar a consciência social e cívica das pessoas através de boas práticas de relações de vizinhança.

29 de Maio – Dia Mundial da Energia. A celebração do Dia Mundial da Energia visa alertar para a escassez dos nossos recursos energéticos e para a elevada taxa de importação dos mesmos. É um alerta para a utilização das energias alternativas.

29 de Maio – Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas. O objectivo deste órgão da ONU é o de manter ou restabelecer a paz e a segurança em determinados focos onde ocorram conflitos.

31 de Maio – Dia do Pescador. Dia que celebra e homenageia uma das profissões mais antigas do mundo.

31 de Maio – Dia Mundial Sem Fumo. Dia Mundial sem fumo/tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.

1 de Junho – Dia Mundial da Criança. O Dia Mundial da Criança é um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.

2 de Junho – Dia da União Europeia. A União Europeia é uma organização internacional constituida actualmente por 27 estados membros. O objectivo da União Europeia é o de um mercado único europeu, uma moeda única e políticas agrícola, de pesca, comercial e de transportes comuns.

4 de Junho – Dia Internacional das Crianças vítimas inocentes de agressão. A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu relembrar, a 4 de Junho, todos os anos, todas as crianças vítimas de todos os tipos de maus-tratos. Porque a protecção das crianças cabe a todos, pois elas são sinónimo de continuidade, esperança e futuro.

5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente. O Dia Mundial do Ambiente tem por objectivo consciencializar as comunidades das atitudes tomadas para com o universo ambiental, incentivando a defesa do ambiente para um futuro mais seguro e mais próspero.

8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é um chamado de atenção para a importância dos oceanos e para o equilíbrio ecológico da Terra.

10 de Junho – Dia de Portugal – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

13 de Junho – Festa de Santo António. É conhecido por Padroeiro dos pobres e casamenteiro, e é invocado para o encontro de objectos perdidos. Em Portugal o Santo é venerado na cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal. As festas em sua honra começam na noite de 12 de Junho, com marchas populares, fogo de artificio e os tradicionais manjericos.

16 de Junho – Dia da Criança Africana. Numa tentativa de honrar a memória das crianças e estudantes que, no dia 16 de Junho de 1976, perderam a vida numa marcha de protesto na áfrica do Sul, foi estipulado o dia 16 de Junho como o Dia da Criança Africana. Este dia serve para alertar o mundo para os problemas que as crianças africanas enfrentam.

17 de Junho – Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca. O dia 17 de Junho é um momento oportuno para a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de promover a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

20 de Junho – Dia Mundial dos Refugiados. No Dia Mundial do Refugiado, homenageam-se todos os homens, mulheres e crianças que perderam tudo menos a esperança de viver. A sua incrível coragem e perseverança para superar as dificuldades e reconstruir as suas vidas, é aplaudida e respeitada por todos.

21 de Junho – Dia Europeu da Musica. Dia dedicado à musica e à alegria, é celebrado por toda a Europa, com festivais, concertos, eventos e concursos que marcam o dia mais longo do ano.

23 de Junho – Dia Olímpico. O Dia Olímpico, com o objectivo de promover a prática e participação no desporto de homens, mulheres e crianças de todos os pontos do globo.

24 de Junho – Festa de São João Baptista. A festa de São João Baptista é conhecida pelas fogueiras, barracas com comida típica, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão.

24 de Junho – Dia Nacional dos Ciganos. A celebração de um dia nacional do cigano serve para os qualificar como uma etnia que existe há muitos séculos e que sempre esteve presente nas comunidades apesar de ignorados e maltratados.

26 de Junho – Dia Mundial de Luta Contra a Droga. Este dia visa a reflexão sobre o tema da droga e a mobilização para a acção, relembrando que é necessário uma atitude positiva para enfrentar este problema pois é uma causa que esgota muito facilmente o esforço não só das próprias pessoas que a enfrentam como das suas famílias e amigos.

26 de Junho – Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas de Tortura. O Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura chama a atenção para o sofrimento das vítimas de tortura, das suas famílias e comunidades, além de proporcionar uma oportunidade para se reafirmar a condenação colectiva contra a tortura e contra todos os tratamentos cruéis, desumanos e degradantes.

29 de Junho – Festa de São Pedro e São Paulo. A Festa de São Pedro e São Paulo está inserida nas festas Juninas em homenagem aos Santos Católicos. Sendo a última festa celebrada das festas Juninas e a mais importante, a festa de São Pedro e São Paulo homenagea ambos por terem sido importantes na propagação da mensagem de Deus e de Jesus.

Primeiro Sábado de Julho –Dia Internacional das Cooperativas. O dia Internacional das Cooperativas celebra a origem das cooperativas e o seu contributo para a comunidade e para a estabilidade económica.

Primeiro Domingo de Julho – Dia Mundial do Salvamento. Em homenagem a todos os que contribuem para a prevenção de afogamentos visando melhorar a segurança na água, celebra-se todos os anos, no primeiro Domingo de Julho, o Dia Mundial do Salvamento.

1 de Julho – Dia da Biblioteca. O dia das Bibliotecas é uma homenagem aos registos que a humanidade foi deixando sob várias formas ao longo dos séculos. Não só é um local de leitura e de aquisição de conhecimentos como também pode ser um local de divertimento.

1 de Julho – Dia da Força Aérea. O dia da Força Aérea é comemorado a 1 de Julho, data em que foi formada a Força Aérea Portuguesa (FAP). Este dia homenagea todos os homens e mulheres que contribuiram directamente e indirectamente para o aparecimento e desenvolvimento da aviação.

2 de Julho – Dia da Polícia de Segurança Pública. A celebração do Dia da Polícia de Segurança Pública é uma homenagem a esta força policial que visa proteger o cidadão, garantir a segurança interna e defender a legalidade democrática.

11 de Julho – Dia Mundial da População. O aumento crescente da população mundial é uma preocupação que a humanidade tem para resolver. A comemoração do Dia Mundial da População chama a atenção para este problema e serve para reflectir nas possíveis soluções que a humanidade terá de enfrentar.

12 de Julho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Este dia tem por objectivo alertar o mundo para a exploração infantil como uma constante nos dias de hoje e sensibilizará as comunidades para este problema solicitando soluções que terminem e diminuam esta situação.

20 de Julho – Dia Internacional da Amizade. Este dia serve para reflectir e lembrar que a amizade são laços eternos e que se cultivam a cada segundo, e que o verdadeiro amigo está sempre presente com uma palavra fraternal que ajuda a ultrapassar um obstáculo ou a dar o passo maior na vida.

26 de Julho – Dia Mundial dos Avós. O dia Mundial dos Avós é um dia em que se presta homenagem aos que são ou foram pais dos nossos pais.

28 de Julho – Dia Nacional da Conservação da Natureza. Este dia surgiu com o objectivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância da natureza e para os problemas de conservação existentes.

9 de Agosto – Dia Internacional as Populações Indígenas. O dia internacional das populações indígenas é um passo importante para o reconhecimento das tradições e costumes de povos indígenas de todo o mundo. É também uma forma de dar voz aos indígenas, principalmente no que concerne os direitos humanos.

12 de Agosto – Dia Internacional da Juventude. Este dia pretende estimular os jovens a participar no desenvolvimento do mundo.

15 de Agosto – Assunção de Maria. É a solenidade da Igreja Católica referente à elevação de Maria em corpo e alma à eternidade, para junto de Deus, de forma definitiva.

19 de Agosto – Dia Mundial da Fotografia. O dia mundial da fotografia é comemorado em 19 de Agosto porque foi nesse dia que foi apresentado em Paris um aparelho que utilizava os princípios da química e da física dando origem às primeiras câmaras fotográficas.

28 de Agosto – Dia Mundial do Software. Neste dia comemora-se a liberdade do uso do software livre. A mobilização de vários grupos em diversos países, permitiram que qualquer pessoa pudesse alterar o código-fonte de um programa.

31 de Agosto – Dia Internacional da Solidariedade. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de Agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objectivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos.

3 de Setembro – Dia da Herança Europeia do Concelho da Europa. Este dia é celebrado anualmente com o intuito de relembrar todos os povos europeus da unificação da Europa num só continente com uma herança cultural diversificada que engloba o desenvolvimento pessoal, social, turístico e económico de cada país europeu envolvido nesta unificação.

8 de Setembro – Dia Mundial da Alfabetização. A importância de saber ler e escrever é cada vez maior numa sociedade competitiva. São as ferramentas essenciais para aumentar o nível de informação principalmente, no que se refere à saúde, ambiente, educação e emprego.

Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial
. Esta celebração assinala, em todo o mundo, a relação de solidariedade existente entre as cidades património mundial que constituem a OCPM e a necessidade da preservação dos patrimónios culturais e sociais de cada

16 de Setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. Este dia é dedicado à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal que visa promover formas de acção para combater a destruição total da camada de ozono. A camada de ozono, é um frágil escudo feito de gás, que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.

21 de Setembro – Dia Mundial da Doença de Alzheimer. O Dia Mundial da Doença de Alzheimer tem a finalidade de sensibilizar as comunidades internacionais para a gravidade desta doença degenerativa, caracterizada, especialmente, por uma perda ou alterações de memória, que se agravam com a progressão da doença, e que são posteriormente acompanhados por défices na visão e na linguagem.

22 de Setembro – Dia Europeu sem carros. O Dia Europeu sem Carros é uma campanha que serve para sensibilizar as pessoas para a protecção da qualidade do ar e a prevenção do efeito estufa.

26 de Setembro – Dia Europeu das Línguas. Este dia chama a atenção do público para a importância de aprender línguas, promove a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas e estimular a aprendizagem de línguas ao longo da vida.

27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo. O Dia Mundial do Turismo tem como finalidade promover a importância do turismo, dos seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, bem como, os impactos positivos causados pela actividade na expansão das comunidades onde está inserido.

28 de Setembro – Dia Mundial do Coração. A sensibilização para a adopção dos estilos de vida saudáveis e o reforço na importância da realização de actividades físicas e desportivas para um melhor coração e uma vida com mais qualidade, são o alerta anunciado no Dia Mundial do Coração.

Última semana de Setembro – Dia Mundial do Mar. A celebração do Dia Mundial do Mar destina-se a chamar atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho.

Primeira segunda feira de Outubro – Dia Mundial da Arquitectura. Dia que celebra a arquitectura e a sua influência sobre a humanidade. A arquitectura influencia a forma como as pessoas se relacionam entre si e é um factor importante na idealização da habitação adequada ao ser humano.

Primeira segunda feira de Outubro – Dia Mundial do Habitat. O dia Mundial do Habitat é o dia do direito à moradia digna, o acesso aos serviços básicos, educação, justiça, segurança e acima de tudo, a possibilidade de viver em harmonia com o local onde se habita.

Segunda quarta feira de Outubro – Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais. Nenhum lugar no planeta está a salvo das catástrofes naturais e por isso é necessário desenvolver medidas para proteger e preparar os cidadãos do mundo a enfrentar as catástrofes.

1 de Outubro – Dia Mundial dos Idosos. É um dia essencialmente para reflectir sobre a 3ª idade e a sua sabedoria e experiências de vida.

3 de Outubro – Dia da Infância. Este dia é um dia de reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo.

4 de Outubro – Dia Mundial dos Animais. O dia Mundial do Animal é um dia para reflectir sobre todos os erros cometidos contra os animais e é um dia para respeitar todas as formas de vida, tanto nos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, como também no direito ao afecto, liberdade e à vida.

5 de Outubro – Implantação da República. Revolução que pôs termo à Monarquia em Portugal.

5 de Outubro – Dia Mundial do Professor. Este dia celebra o professor como o responsável pelo desenvolvimento das sociedades. O seu papel principal é a promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças.

7 de Outubro – Dia Nacional dos Castelos. Para além de um ícone medieval no imaginário das pessoas os castelos são referências geográficas e culturais e, sobretudo, permanentes lições de História, individuais e localizadas.

9 de Outubro – Dia Mundial dos Correios. Com séculos de existência, o Dia Mundial dos Correios é comemorado a 9 de Outubro em vários países. Como parte do sector das comunicações, o correio postal continua a desempenhar uma actividade indispensável numa sociedade moderna.

10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental. O dia Mundial da Saúde Mental tem como objectivo reflectir sobre a doença mental e promover acções de sensibilização para esta problemática que pode afectar inesperadamente qualquer um de nós. É um dia para relembrar a discriminação feita aos doentes mentais, tentando informar e reduzir a discriminação da qual a pessoa com doença mental é alvo.

11 de Outubro – Dia Mundial Contra a Dor. O alívio da dor deve ser um direito para todos os seres humanos, independentemente de sofrerem de cancro, de uma infecção por sida ou de qualquer outra doença dolorosa. A celebração do dia Mundial Contra a Dor tem o intuito de estudar e promover a terapêutica da dor.

15 de Outubro – Dia da Bengala Branca. Este dia tem como objectivo reconhecer a independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade.

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação. No Dia Mundial da Alimentação devemos reflectir sobre aquilo que comemos, sobre a situação alimentar no mundo actual e sobre a forma como os alimentos são distribuídos e produzidos a nível mundial.

17 de Outubro Dia Mundial Contra a Pobreza e a Exclusão Social. A pobreza e a exclusão social constituem um dos mais graves problemas das sociedades dos nossos dias. O objectivo deste dia é fazer ver aos cidadãos que havendo consciência que é necessário acabar com a pobreza, é imperioso conciliar o desenvolvimento económico com a justiça social.

24 de Outubro – Dia das Nações Unidas. As Nações Unidas são uma organização de países que se juntaram voluntariamente para trabalharem pela paz mundial. O objectivo principal das Nações Unidas é o de manter a paz e a segurança internacionais.

24 de Outubro – Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento. Este dia tem como objectivo chamar a atenção da opinião pública mundial para os problemas do desenvolvimento e da necessidade do reforço da cooperação internacional para resolvê-los.

25 de Outubro – Dia Europeu da Justiça Civil. O Dia Europeu da Justiça Civil foi estabelecido conjuntamente pela União Europeia e pelo Concelho da Europa, no sentido de familiarizar os cidadãos europeus sobre a Justiça Civil, nomeadamente, procurando dar-lhes a conhecer o sistema judicial, os seus direitos e como ter acesso à Justiça.

31 de Outubro – Dia Mundial da Poupança. O Dia Mundial da Poupança, foi criado para chamar a atenção dos consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar algum dinheiro, de forma a evitar situação de sobre-endividamento.

1 de Novembro – Dia de Todos os Santos. Tradicionalmente utilizado para recordar entes falecidos. O Dia dos Fiéis Defuntos é a 2 de Novembro mas, por questões de ordem prática, passou-se a usar o 1 de Novembro para visitar e recordar os falecidos.

2 de Novembro – Dia de Finados. O Dia de Finados é uma continuação lógica da festa de Todos os Santos, ou seja, enquanto no Dia de Todos os Santos se celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, no Dia de Finados, celebra-se todos os que morreram e não são lembrados nas orações do dia de todos os santos.

6 de Novembro – Dia Internacional para Prevenção da Exploração do Meio Ambiente na Guerra e em Conflitos Armados. Este dia visa alertar para os danos ambientais causados pelas guerras.

9 de Novembro – Dia Internacional contra o Fascismo e o Anti-Semitismo. Este dia comemorativo foi instituído pelo Parlamento Europeu, no ãmbito da luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia.

10 de Novembro – Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Este dia tem por objectivos congregar todos os Governos e Cidadãos, na utilização correcta dos progressos científicos ao serviço da Humanidade.

11 de Novembro – Dia de São Martinho. Neste dia, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé e reunem-se familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre

14 de Novembro – Dia Mundial dos Diabetes. A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus.

16 de Novembro – Dia Internacional da Tolerância. Este dia pretende promover o valor da tolerância e a luta contra a violência. A tolerância implica a aceitação de todas as pessoa que são diferentes.

17 de Novembro – Dia Mundial do Não Fumador. O dia Mundial do Não Fumador tem como objectivos alertar para a necessidade de adoptar hábitos de vida saudáveis e alertar para os malefícios do tabaco incentivando todos aqueles que fumam a deixar de o fazer.

20 de Novembro – Dia dos Direitos Internacionais das Crianças. Este dia tem como base e fundamento os direitos das crianças à liberdade, estudos, brincar e convívio social que devem ser respeitados e exercidos.

20 de Novembro – Dia da Industrialização de África. O Dia destina-se a mobilizar a comunidade internacional e levá-la a assumir um compromisso em relação à industrialização de África.

Terceira Quinta-feira de Novembro – Dia Mundial da Filosofia. Este dia serve para promover a filosofia, reforçar e estender o seu ensinamento, consagrar o seu lugar ao serviço da diversidade cultural e dos países, e desenvolver a cooperação mundial entre as instituições respeitantes.

21 de Novembro – Dia Mundial da Televisão. A industria da televisão é uma ferramenta que permite divulgar conteúdos variados que vão desde a informação ao entretimento. É um meio de comunicação poderoso essencial para promover a compreensão e a tolerância.

21 de Novembro – Dia Mundial da Saudação. O objectivo deste dia é de dizer olá a 10 pessoas e demonstrar que por saudar outros, é possível usar a comunicação entre os povos em vez da força.

25 de Novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Este dia tem por objectivo expor a discriminação e a violência a que as mulheres são sujeitas.

29 de Novembro – Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano. Este dia visa relembrar o mundo para o problema trágico que ocorre na Palestina há mais de 60 anos e visa apelar para uma resolução pratica e duradoura.

1 de Dezembro – Restauração da Independência. Revolta em 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o Duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando início à quarta Dinastia, a Dinastia de Bragança.

1 de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Neste dia alerta-se para a problemática da sida como uma doença sem cura e sem vacina preventiva, ao que é necessário, informar e educar para prevenir a sua propagação.

2 de Dezembro – Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. Este dia serve para relembrar a abolição da escravatura e para alertar que apesar de séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no nosso mundo.

3 de Dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Este dia é um chamado de atenção para as pessoas com deficiência e o beneficio da sua integração em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

5 de Dezembro – Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social. O dia tem como objectivos homenagear o trabalho de todos que de uma maneira anónima desenvolvem actividades e incentivar a participação voluntária em todo o mundo.

7 de Dezembro – Dia Internacional da Aviação Civil. O objectivo deste dia é celebrar a importância mundial que a aviação civil desempenhou e tem desempenhado no desenvolvimento económico e social dos Estados. A aviação civil veio contribuir para a proximidade dos povos e para o seu desenvolvimento.

7 de Dezembro – Dia de Timor-Leste. Data em que a Indonésia invadiu Timor, é essencialmente uma data para meditar sobre o massacre imposto a Timor por mais de 2 décadas.

8 de Dezembro – Imaculada Conceição. A Imaculada Conceição é a celebração da santidade da Virgem Santa Maria, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão.

10 de Dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este dia é essencialmente um dia para reflectir sobre o ser humano e o respeito que um ser humano deve ter para com outro. É um ideal que dever ser admirado e praticado pela humanidade.

11 de Dezembro – Dia Internacional das Montanhas. As montanhas desempenham uma importante função na vida de todos nós. É lá que está armazenado o elemento vital da vida: a água doce.

18 de Dezembro – Dia Internacional dos Migrantes. o Dia Internacional dos Migrantes é celebrado todos os anos e visa relembrar os direitos dos trabalhadores migrantes. É um dia de reflexão que alerta para a existência de migrantes ainda em situação irregular.

25 de Dezembro – Dia de Natal. A noite de 24 para 25 , conhecida como Consoada, é marcada com uma reunião familiar, com um jantar que varia de região para região, embora o bacalhau com batatas se tenha tornado cada vez mais popular. No final da refeição, é servido o Bolo Rei, incluído entre muitos doces e sobremesas típicas destas festas. No final do jantar ou após a meia-noite do dia 25, trocam-se presentes.