Mais de 200 jovens vão ter cursos técnicos promovidos por associação com apoio do IEFP

Publicado Por: Manuel Serol - 27• Jul•2012

Mais de 200 jovens podem inscrever-se em 12 cursos técnicos que a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS) promove a partir de setembro, ao abrigo de um protocolo com o IEFP que vai ser hoje assinado.

cursos co-financiados ou gratuitos

Os cursos de informática, metalurgia e metalomecânica, eletrónica, têxteis, comércio e marketing, entre outros, podem ser frequentados por 240 jovens entre os 16 e os 25 anos, com o nono ano, que receberão uma bolsa de formação de 315 euros.

A formação, que dará direito a uma dupla certificação, será assegurada pela AERLIS e a bolsa de formação será financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito do protocolo que será hoje formalizado entre as duas entidades.

Vitor Ventura Ramos, presidente da Comissão Executiva da AERLIS, disse à agência Lusa que o objetivo “é qualificar estes jovens para que integrem a força ativa de trabalho”.

“O protocolo de colaboração resulta da necessidade de elevar os níveis de qualificação dos jovens portugueses, sendo esta uma condição fundamental para a estratégia de crescimento económico e de coesão social do País”, afirmou.

Ventura Ramos salientou que este tipo de aprendizagem, que tem uma parte teórica e uma parte prática nas empresas, garante uma taxa de empregabilidade superior a 80 por cento.

A AERLIS trabalha com 84.000 empresas e, por isso, tem facilidade em colocar os formandos em aprendizagem prática nas empresas, “o que lhes facilita depois a integração no mercado de trabalho”, segundo Ventura Ramos.

A AERLIS integra a Confederação Empresarial portuguesa (CIP).

Fonte ionline

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *