Universidade do Porto é a escola portuguesa mais bem classificada nos rankings internacionais

Publicado Por: Manuel Serol - 04• Jul•2012

A Universidade do Porto é a mais bem classificada em Portugal em sete dos principais rankings internacionais e está entre as 100 melhores universidades da Europa, revela o Relatório de Contas daquela instituição de ensino superior.

“São oito os rankings em que estamos entre as 350 melhores do mundo” e cinco os rankings em que estamos “entre as 100 melhores da Europa”, confirmou hoje à Lusa o vice reitor da Comunicação, Imagem e Relações Internacionais da Universidade do Porto (UP), António Marques, explicando que o facto se deve a “uma verdadeira universidade de investigação”.

A evolução da posição da Universidade do Porto (UP) em sete rankings internacionais colocou-a na posição de primeiro lugar entre as universidades portuguesas.

A aposta numa política de investigação científica, a oferta de formação “de excelência pelos padrões internacionais, os sistemas de informação que a universidade disponibiliza nos seus ‘websites’ (Internet) sobre a atividade que faz, desde a ciência até ao relacionamento com a comunidade académica, ou a promoção do desenvolvimento socioeconómico do país e da região são algumas das atividades valorizadas pelas classificações internacionais, explica o Relatório de Gestão e Contas de 2011 da UP.

“A reputação tem vindo a melhorar e vai continuar a melhorar, porque a ciência tem feito progressos muito grandes e a qualidade do ensino ministrado nas universidades portuguesas é uma qualidade que já não destoa muito da qualidade que se faz no ensino das melhores universidades europeias”, acrescenta o vice-reitor.

António Marques assegura que a UP não mudou de “agulha” sobre a sua missão para começar a “aparecer melhor no retrato” dos rankings e recorda que há seis anos as universidades portuguesas não estavam nestas classificações, mas que agora o “difícil é encontrar rankings que não tenham universidades portuguesas”.

“As universidades portuguesas evoluíram muito ao nível da investigação científica nos últimos anos. Hoje, a Universidade do Porto tem uma posição de destaque na ciência que não tinha há uns anos”, considerou.

A UP é a maior universidade de Portugal em número de estudantes, com 31.607 inscritos no ano letivo 2011/2012, e é composta por 14 faculdades, todas com autonomia financeira e administrativa.

Fonte Agência Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *