Chuva pode ajudar a detetar problemas em pontes

Publicado Por: Manuel Serol - 26• Out•2012

Eco é o sistema utilizado para detetar problemas em pontes e para gerar esse eco podem ser utilizadas uma vasta gama de coisas que estão ao nosso alcance a custos muito reduzidos, como por exemplo a água da chuva a cair sobre uma ponte ou até mesmo um carro a passar e a borrifar água ao mesmo tempo.

eco da chuva para detectar problemas em pontes

Algumas pontes são um grande desafio de engenharia no entanto os métodos para encontrar problemas nessas estruturas podem ser bastante arcaicos como arrastar correntes pelo tabuleiro de pontes e ouvir de onde é que vem um som oco. Na Brigham Young University, dois investigadores pretendem que as gotas de chuva façam o trabalho de deteção.

Nas construções de betão o processo é mais simples porque consiste em criar camadas de betão umas por cima das outras que com o passar dos anos vão criando espaços entre elas, o que se pode tornar grave. Esses espaços vazios dentro das pontes podem ser facilmente detetados recorrendo ao eco.

Os investigadores Brian Mazzeo e Spencer Guthrie pretendem conseguir prevenir e detetar os danos com este sistema que recorre à chuva ou gotas de água em vez do já utilizado sistema de correntes arrastadas pelos tabuleiros das pontes.

O que achas desta ideia simples mas funcional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *