Homem sozinho refloresta parte da Mata Atlântica

Publicado Por: Manuel Serol - 19• Nov•2012

Rodolfo Souza é o nome do professor brasileiro que decidiu arregaçar as mangas e reflorestar sozinho parte da Mata Atlântica. Trata-se de um conjunto de florestas que ocupa parte do território do Brasil, Paraguai e Argentina. Em seis anos, este homem já plantou cerca de 100 árvores na zona norte do Rio de Janeiro.

Floresta na amazónia

Foto © Serra do Engenho Novo/Rodolfo Souza

Diáriamente antes de se deslocar para o colégio onde lecciona aulas de geografia, o docente percorre um caminho junto de sua casa e munido de diversas garrafas totalizando cerca de 20 litros de água, vai regar as raizes das árvores ou protegê-las com insecticida caso estas estejam doentes.

Rodolfo referiu à Agência Brasil o seguinte “Gosto de fazer isto. Desde pequeno que planto árvores. O início do projeto foi difícil porque não sabia lidar com as formigas e plantava debaixo de outras árvores, o que não trazia bons resultados. Depois aprendi que precisava de plantar debaixo do sol e elas começaram a desenvolver-se”

As árvores plantadas até à data são maioritáriamente de espécies nativas brasileiras, algumas ainda não ultrapassam os 50 centímetros mas outras já atingem os quatro metros. Apesar desta tarefa ser desempenhada por alguém que gosta de a fazer Rodolfo admite que só com apoio das entidades competentes será possível fazer um trabalho com números realmente significativos.

Já pensaste em plantar uma árvore hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *