Encenador norte-americano Robert Wilson abre Escola de Verão na Católica

Publicado Por: Sónia Serol - 08• Jul•2012

O diretor artístico do Watermill Center em Nova Iorque, Robert Wilson, abre hoje a II Escola de Verão para o Estudo da Cultura, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

sair +

Segundo a organização, da responsabilidade da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o criador foi convidado pela sua importância no teatro no século XX, cujo conceito “reviu e expandiu” ao longo do seu trabalho em vários países.

A II Lisbon Summer School for the Study of Culture está associada ao Programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Universidade Católica, reúne especialistas nas áreas da cultura e decorre até 14 de julho, no CCB, no Museu do Design e da Moda, na Faculdade de Ciências Humanas da UCP, na Gare Marítima de Alcântara, no Museu do Oriente.

Robert Wilson, artista e encenador, ficou mundialmente conhecido com trabalhos como a ópera “Einstein on the Beach”, de Philip Glass, de 1976.

Na década de 1990, assinou a encenação de “O Corvo Branco”, ópera de Philip Glass com libreto de Luísa Costa Gomes, encomendada no âmbito da Lisboa 1994 e estreada no Teatro Camões, no encerramento da Expo 1998.

O trabalho de Robert Wilson em Portugal passou ainda pelo Teatro Nacional de São Carlos, para a apresentação de “Four Saints in Three Acts”, de Virgil Thomson, com libreto de Gertrude Stein, e pelos antigos Encontros Acarte do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, com a encenação de “Dr. Faustus Lights the Lights”.

 

Fonte: Jornal de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *