Juros da dívida portuguesa descem a dois e dez anos, em Espanha caem em todos os prazos

Publicado Por: Manuel Serol - 03• Jul•2012

Os juros da dívida de Portugal estão hoje a descer a dois e a dez anos e a subir a cinco, enquanto em Espanha caem em todos os prazos, num dia que vai ser agitado por declarações de políticos europeus.

Depois de alguma acalmia com a Cimeira de líderes europeus que se refletiu na redução das taxas de juro das dívidas de Portugal, Espanha e Itália, os mercados estão hoje à espera da votação pelo parlamento holandês das funções do Mecanismo Europeu de Estabilidade e, sobretudo, do discurso do ministro das finanças espanhol sobre o estado da quarta maior economia da zona euro.

o ministro da Economia esoanhol, Luís de Guindos, afirmou hoje que as decisões recentes sobre os fundos europeus de resgate são adotadas por maioria, não por unanimidade, pelo que nenhum país as pode bloquear.

Luis de Guindos comentava, assim, a notícia de que a Finlândia pretender impedir o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) de comprar títulos de dívida soberana no mercado secundário, o que põe em risco o funcionamento do fundo de resgate da zona euro.

Além disso, os mercados aguardam o discurso que o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, vai proferir no parlamento sobre o plano económico para a França.

Às 09:30, os juros da dívida portuguesa a dois e dez anos abrandavam para os 7,913 e 10,104 por cento, respetivamente, face aos valores de segunda-feira (8,017 e 10,120 por cento, respetivamente).

Já a cinco anos, os juros da dívida portuguesa exigidos pelos investidores no mercado secundário subiam dos 9,978 por cento de segunda-feira para os 9,980 por cento de hoje à mesma hora.

No entanto, em Espanha os juros desciam em todos os prazos e na Itália recuavam apenas a cinco anos para os 5,094 por cento, contra 5,102 por cento do dia anterior.

Na Itália, entretanto, os juros a dois e dez anos subiam para os 3,409 e 5,746 por cento, respetivamente.

Fonte Agência Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *