Portugal vai exportar 3 toneladas de mel para a China

Publicado Por: Manuel Serol - 25• Out•2012

BioApis é o nome da empresa portuguesa de Vimioso que está a comercializar mel biológico acerca de uma ano e meio e já conseguiu fechar negócio com o oriente. O facto de Portugal ir exportar 3 toneladas de mel para a China abre também portas para uma possível negociação com o Japão.

Mel exportado para a China

A recente empresa foi criada com recurso a fundos comunitários tendo investido cerca de 400 mil euros e estando já a exportar 80% do produto produzido biologicamente na zona transmontana. Os restantes 20% destinam-se ao mercado português que segundo a BioApis nunca foi grande consumidor de mel embora seja um excelente produtor.

Anualmente a produção da empresa atinge as 20 toneladas no entanto devido ao facto de estarem a apostar fortemente nos mercados externos, já estão a decorrer negociações com outros produtores locais afim de estarem preparados para um possível crescimento a curto prazo.

Numa primeira fase os produtos deste apicultor a chegar ao mercado chinês serão o mel de rosmaninho e o mel monofloral de urze no entanto estão a ser estudadas hipóteses de comercializar também outros produtos.

O que achas que Portugal adocicar a boca dos Chineses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *