Solidariedade entre gerações dá alojamento a estudantes

Publicado Por: Sónia Serol - 01• Jul•2012

A vontade de ajudar e de ser ajudado mobilizou estudantes e idosos de Coimbra numa nova solidariedade inter-geracional, que a Associação Académica vê como feliz entreajuda em tempos de crise.

neeaac

Estudantes da Universidade de Coimbra (UC) recebem alojamento gratuito na casa de idosas e convivem com elas, acompanham-nas ao médico, tratam-lhes de burocracias e até controlam a toma dos remédios.

O projeto Lado a Lado foi criado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), em parceria com a associação católica Centro de Acolhimento João Paulo II, para ajudar estudantes com dificuldades em prosseguir os estudos e minimizar a solidão de alguns idosos da cidade.

A AAC encaminha os interessados. O centro de acolhimento identifica idosos, analisa as condições residenciais e procede a avaliações psicológicas e sociais aos candidatos.

O processo demora alguns meses. Ambos são preparados para a relação de coabitação e cooperação e só se conhecem no final, quando se inicia o convívio quotidiano. Nesse trajeto alguns acabam por desistir.

O projeto Lado a Lado iniciou-se em 2009 e, “ainda bebé”, já suscita interesse de instituições dos Açores, Leiria, Évora e Lisboa, que o querem conhecer e adotar, revelou à agência Lusa Teresa Sousa, do Centro de Acolhimento João Paulo II.

 

Fonte: Diário de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *