Técnicos e polícias vão fiscalizar ruas com iPad e iPhone

Publicado Por: Sónia Serol - 14• Jul•2012

Mandar arranjar um buraco numa rua de Matosinhos, verificar que um semáforo está avariado em determinado cruzamento ou comunicar uma ocupação ilegal na via pública são tarefas que passarão a ser executadas em tempo real, via digital, por técnicos da Autarquia ou pela Polícia Municipal.

Para o efeito, a Câmara investiu 70 mil euros numa aplicação desenvolvida para iPad e iPhone que permite, no terreno, a recolha de informação, fiscalização, manutenção e gestão do espaço público.

Com este modelo de trabalho, o presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que sexta-feira de manhã experimentou a aplicação na Rua de Brito Capelo, está convicto que será possível “ganhar várias etapas no percurso de manutenção de determinada situação”, já que “20% do trabalho realizado da forma tradicional perdia-se na identificação do problema”.

40 vias prioritárias

Na fase inicial do projeto, andarão, por todo o concelho, “dois ou três fiscais” munidos de iPad e iPhone. No futuro, a ideia é que cerca de “40 técnicos possam revolver os problemas na hora”, referiu, o vice-presidente da Câmara, Nuno Oliveira.

Na base de dados estão assinalados 40 vias prioritárias, que serão vistoriadas, no mínimo, de dois em dois meses. Já os arruamentos menos frequentados, terão fiscalizações duas vezes por ano.

 

Fonte: Jornal de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *