Luzes ultravioletas instaladas nas paragens de autocarro da Suécia para diminuir as depressões

Publicado Por: Manuel Serol - 03• Dez•2012

A Suécia é um país com muito pouca exposição solar devido à sua localização geográfica o que leva a pouquíssimas horas de luz diariamente. Sabendo que é extremamente importante apanhar sol/luz afim de evitar certas doenças, foram instaladas luzes ultravioletas nas paragens de autocarro da Suécia para diminuir as depressões.

luzes ultravioleta na suécia

Siga o Jornal Positivo no facebook e receba diariamente todas as notícias positivas de Portugal e do Mundo

Umea Energi é o nome do fornecedor de energia elétrica local que decidiu avançar com esta mudança afim de melhorar a qualidade de vida dos Suecos. Numa primeira fase 30 paragens de autocarro da cidade de Umea têm agora lâmpadas que emitem luz ultravioleta durante toda a noite.

O corpo humano necessita de apanhar sol/luz para gerar algumas substâncias afim de manter o equilibrio emocional e na Suécia o Sol só brilha cinco horas diárias em média, exceto em Dezembro que reduz para quatro horas diárias ficando o cenário ainda pior para o corpo humano.

Sabe-se que em duas paragens as luzes tiveram que ser removidas porque a sua posição encandeava os automobilistas, no entanto as restantes ficaram e serão recolhidos dados afim de concluir se a medida ajuda a melhorar o bem estar das pessoas.

A cidade de Umea fica a cerca de 450 quilómetros de Estocolmo e está habituada a ter um manto de neve que por sua vez se transforma em gelo e ajuda a refletir a luz do sol mesmo quando esta é muito fraca, no entanto este ano nevou muito pouco e esse fenomeno não se está a verificar sendo este aspeto também um fator tido em conta para a colocação das luzes ultravioletas.

O que achas desta medida para combater as depressões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *