Michelin «reinventa» a roda com a tecnologia Active Wheel (com video)

Publicado Por: Manuel Serol - 05• Jul•2012

A Michelin promete reinventar a roda com aActive Wheel. Trata-se de um sistema que incorpora a suspensão e um motor elétrico dentro das jantes do veículo.

A tecnologia do gigante dos pneumáticos francês não é recente, pois este mesmo sistema foi apresentado em 2008 ao público no salão automóvel de Paris. Recente é a sua reaparição no festival de velocidade deGoodwood, deixando a antever umaintrodução no mercado dentro de pouco tempo.

A Michelin Active Weel abriga dois motores elétricos capazes de produzir 30kw, o que corresponde aproximadamente a 41cv, que além da alimentação por bateria estão aptos parareceber carga através de travagem regenerativa. Com a vantagem de substituir a suspensão mecânica do veículo, a roda dá um melhor controlo ao condutor sobre aspetos técnicos como a distribuição de torque, tração, inclinações da suspensão, entre outras melhorias para a condução. A grande vantagem sobre os motores elétricos convencionais é que elimina as partes móveis dos atuais motores elétricos, o que se traduz numa redução drástica em termos de manutenção e custos associados.

A tecnologia pode ser aproveitada para trazer uma nova forma de propulsão, dentro da própria roda, aos automóveis híbridos, que atualmente vem o seu espaço interior reduzido para albergar o motor  elétrico. Esta «reinvenção» da roda é uma tecnologia à qual vale a pena ficar atento.

Fonte tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *