Sistema de segurança rodoviário testado com três mil carros em Michigan

Publicado Por: Manuel Serol - 23• Ago•2012

O sistema é constituido por uma ligação entre veículos, sinais e estradas através de um sistema de comunicação que permite aos condutores receber alertas e recomendações de trajectos a seguir consoante o estado atual das vias.

Durante 12 meses três mil veículos estão em testes em Michigan. O objetivo é confirmar a teoria que dá provas de uma grande melhoria na segurança rodoviária se os principais componentes que constituem a circulação nas estradas (veículos, sinais de transito, estradas) estiverem em constante comunicação.

Os testes estão a ser feitos com condutores seleccionados por conduzirem habitualmente na cidade de Ann Arbor recorrendo a um sistema sem fios designado por designado por Dedicated Short Range Communication, DRSC, semelhante ao Wi-Fi doméstico

O sistema transmite mensagens à velocidade de 10 por segundo dirigidas a condutores, outros veículos nas proximidades e à central que gere os sinais e controla as estradas. Esses dados serão recolhidos à medida que o teste de 12 meses é efectuado afim de perceber se é realmente viável.

O que acha da aplicação de mais tecnologia nos automóveis afim de melhorar a nossa segurança?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *