Austrália inaugurou o radiotelescópio mais potente do mundo

Publicado Por: Sónia Serol - 06• Out•2012

A Austrália inaugurou hoje o radiotelescópio “SKA Pathfinder”, considerado o mais potente e maior do mundo, que proporcionará imagens detalhadas sobre o Universo e deverá revelar com rapidez e precisão muitas áreas ainda desconhecidas para os astrónomos.

Bandeira Australiana

O ministro da Ciência australiano, Chris Evans, disse na cerimónia de inauguração do radiotelescópio SKA (Square Kilometre Array), situado numa remota zona desértica a mais de 700 quilómetros a nordeste da cidade de Perth, que será “o mais potente do mundo, com uma capacidade muito superior à existente” atualmente.

“A primeira parte do projeto começará a funcionar em 2020”, afirmou o ministro ao canal australiano ABC.

O recinto onde se localiza este projeto, de 126 quilómetros quadrados, tem 36 antenas do SKA e alberga o Observatório Radioastronómico de Murchison, onde se registará todos os dias uma informação equivalente a 124 milhões de discos ‘blue-ray’.

A Nova Zelândia e a África do Sul também alojarão componentes deste supertelescópio, avaliado em mais de 1.500 milhões de euros.

Os peritos preveem que, quando esteja terminado e em pleno funcionamento, o aparelho receba num dia de trabalho mais informação do que a existente na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

 

Fonte: ionline

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *